Vendas X Marketing – qual é a diferença?

Existem vários departamentos nas empresas. Geralmente, sabe-se o que esses departamentos fazem: finanças gerenciam ativos, registram documentos contábeis, recursos humanos são responsáveis ​​​​pelos funcionários e produção produzem os bens que a empresa fornece.

trade marketing o que faz

Há também vendas e trade marketing. O primeiro está muitas vezes associado à emissão de faturas, enquanto o marketing à criação de folhetos, cordões e copos com o logótipo da empresa. Você admitirá que essas são definições um tanto superficiais. Esses departamentos nem sempre são separados. No entanto, vendas e marketing são sempre implementados até certo ponto, mesmo que um desses departamentos não exista diretamente na empresa.

O que é mais importante? Vendas ou Marketing? Por um lado, há profissionais de marketing que acreditam que sem marketing os produtos valem pouco e a falta de reconhecimento não permitirá que eles tenham sucesso. Por outro lado, temos comerciantes que acreditam que de fato entregam produtos diretamente aos clientes e têm um impacto real nos lucros da empresa.

Para mim, a resposta para a pergunta do título é: DEPENDE. Minhas observações e experiência mostram que, mesmo que não tenhamos um departamento de marketing na empresa, as competências de marketing são, até certo ponto, implementadas pelo departamento de vendas. O contrário é a mesma coisa, se não tivermos um departamento de vendas, alguém do marketing tem que fazer algum trabalho de vendas. Portanto, vendas e marketing sempre surgem. Apenas suas proporções são diferentes.