Rolamentos de esferas autocompensadores

Este tipo de rolamento de esferas é imune ao desalinhamento entre o eixo e a carcaça, o que pode ocorrer devido à deflexão do eixo ou a erros de montagem.

O anel interno possui ranhuras profundas semelhantes aos rolamentos rígidos de esferas, seguido por duas fileiras de esferas e o anel externo. O anel externo tem formato côncavo e isso confere ao anel interno alguma liberdade para se reorganizar dependendo do desalinhamento.

https://www.rpmdobrasil.com.br/marca/880-misumi

Rolamentos axiais de esferas – Os rolamentos axiais de esferas são um tipo especial de rolamentos de esferas projetados especificamente para cargas axiais. Eles não conseguem sustentar cargas radiais.

Os rolamentos axiais de esferas apresentam baixo ruído, operação suave e são capazes de aplicações de alta velocidade.

Eles estão disponíveis como rolamentos unidirecionais ou bidirecionais e a seleção depende se a carga é unidirecional ou bidirecional.

Quando usar rolamentos de esferas? Então, vamos descrever algumas das condições de trabalho que podem exigir um rolamento de esferas.

Cargas de impulso estão presentes. O design dos rolamentos de esferas os torna capazes de suportar cargas axiais. Sem cargas pesadas. Por possuírem corpos rolantes em formato de esfera, os rolamentos concentram toda a força em alguns pontos de contato. Isto pode resultar em falha precoce com cargas elevadas.

Altas velocidades. O pequeno ponto de contato do rolamento de esferas também significa menos atrito. Portanto, há menos resistência a superar e, portanto, é mais fácil atingir altas velocidades com estes tipos de rolamentos.